sábado, 10 de dezembro de 2011

SAMPAIO E MAC TRATANDO DO TIME E MOTO E SÃO JOSÉ DA PRESIDÊNCIA


 Enquanto Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético acertam liberação dos seus jogadores e já pensam na formação do time para a temporada de 2012, Moto Club e São José de Ribamar ainda vão primeiro escolher os “novos” presidentes. As eleições nesses dois últimos clubes acontecem ainda nesta primeira de dezembro, até porque não podem perder muito tempo, em razão do Estadual do próximo ano estar previsto para começar no dia 21 de janeiro (abertura em Imperatriz).
 No Moto, Gildo Moraes tem tudo para continuar como presidente. O ex-zagueiro Daniel Menezes, que chegou a anunciar que seria candidato a presidência do Papão do Norte, já está tentando agora, segundo informações, fazer parte da diretoria do atual presidente (se for reeleito), como diretor de futebol. Já o novo presidente do São José de Ribamar deverá ser escolhido na próxima terça-feira. Zequinha dificilmente continuará no cargo, mas ainda não surgiu outro nome.
 No Sampaio Corrêa, o mandato da atual diretoria termina no fim do ano. Haverá eleição e Sérgio Frota será candidato à reeleição. O processo será democrático e qualquer boliviano ou grupo que desejar concorrer, as inscrições de chapa estão abertas, porém, dificilmente aparecerá alguém para concorrer com Frota, que vem fazendo um bom trabalho e será tranquilamente reeleito. Ele já está renovando contrato dos jogadores que interessam e tratando das novas contratações, que serão anunciadas na próxima terça-feira, em entrevista coletiva.
  No Maranhão Atlético, o presidente Antônio Macedo, descartou a contratação do ex-goleiro Moreira para assumir o time em 2012, após a saída do técnico Arlindo Azevedo. Segundo o presidente, o novo técnico maqueano virá do futebol gaúcho. Os nomes especulados são os de Bagé e Edson Porto, ex-técnicos do Moto Club. Porto ainda comandou o Sampaio e atualmente está no Santa Cruz, da divisão principal do Rio Grande do Sul. Bagé, por sua vez, já acertou para 2012, com o Avenida, clube também da primeira divisão gaúcha.

 




Futebol paraense aposta na divisão do estado para crescer
 Se for aprovada pela população no plesbicito deste domingo, a divisão do Pará pode provocar um boom de verba pública para financiar o futebol das regiões separatistas. Sem condições de ir com frequência a Belém, clubes de áreas mais afastadas desistem do profissionalismo. Com Estaduais menores, cartolas de ligas amadoras esperam que prefeitos patrocinem a profissionalização. Há sinais de que isso ocorrerá.
"Com a criação do Tapajós [no oeste do atual Pará], o município vai investir alto nos times daqui", declara Mário Lobato, da controladoria da Prefeitura de Oriximiná. "O investimento não seria menor que R$ 300 mil [anuais]. O prefeito gosta de ver o nome da cidade lá em cima." O presidente do São Francisco, Edimar Ribeiro, um dos dois times profissionais do Tapajós, diz que é difícil se manter sem verba pública.
"Não temos grandes empresas, indústrias. Não podemos captar recursos da iniciativa privada. Esperamos que o novo governo ajude mais os clubes", diz Ribeiro. Em Carajás, no sudeste do atual Pará, a expectativa é igual. Com cinco times, a região espera que a divisão dê fôlego ao futebol profissional.
A distância entre as cidades da Amazônia é apontada como o grande entrave para o desenvolvimento do futebol no interior. O reflexo está na história do Estadual. Em mais de cem anos, apenas em 2011 o campeonato foi vencido por um time de fora de Belém, o Independente, que é da região de Carajás.
"Infelizmente, o Pará é grande demais", lamenta o secretário de Esportes de Redenção, cujo principal clube é mantido pela prefeitura. "Uma vez, chegamos até a querer perder um jogo para não ter que ir jogar em Santarém, a 2.000 km daqui." Ele torce pela criação de Carajás, sem a qual diz ser bem difícil para sua equipe voltar a jogar um Estadual.
Políticos negam mal-estar quanto ao uso de verba pública no futebol. "É bem aceito. Uma parte do dinheiro vai para saúde, educação, outra para o esporte", diz Lobato, da prefeitura de Oriximiná. "O povo gosta, apóia, e não tem crítica." Seu colega de Redenção concorda: "Investir em esporte é investir em saúde e educação também".



Jogos deste domingo:
Mundial de Clubes da Fifa
Quartas-de-finais:
05h00 Espérance x Al-Sadd
08h30 Kashiwa Reysol x Monterrey
Campeonato Espanhol
09h00 Rayo Vallecano x Sporting de Gijón
13h00 Getafe x Granada-ESP
13h00 Villarreal x Real Sociedad
15h00 Zaragoza x Mallorca
15h00 Málaga x Osasuna
16h45 Athletic Bilbao x Racing Santander
18h30 Espanyol x Atlético de Madri
Campeonato Italiano
12h00 Atalanta x Catania
12h00 Bologna x Milan
12h00 Cagliari x Parma
12h00 Udinese x Chievo Verona
17h45 Novara x Napoli
Campeonato Inglês
11h30 Sunderland x Blackburn Rovers
14h00 Stoke City x Tottenham
Campeonato Português
14h00 Rio Ave x Gil Vicente
14h00 Vitória de Setúbal x Feirense
16h15 União Leiria x Vitória de Guimarães
18h15 Marítimo x Benfica
Campeonato Alemão
12h30 Borussia Dortmund x Kaiserslautern
14h30 Stuttgart x Bayern de Munique
Argentino – Apertura
18h00 Argentinos Juniors x Olimpo
18h00 Belgrano x Arsenal Sarandí
20h10 Estudiantes x Unión
20h10 Boca Juniors x All Boys
Campeonato Francês
14h00 Auxerre x Nice
14h00 Lille x Dijon
18h00 Lorient x Lyon



Adversário do Santos será conhecido neste domingo
 Ao redor dos quatro cantos do mundo o jogo mais comentado e aguardado é o do Santos contra o Barcelona, na possível final do Mundial de Clubes da FIFA, que está sendo disputado no Japão. Antes, porém, o time brasileiro e o espanhol terão que passar pelos seus adversários, que serão conhecidos neste domingo. No primeiro jogo do dia, às 5 horas (horário de Brasília), o Espérance, da Tunisia, enfrentará o Al Sadd, do Qatar. O vencedor do duelo enfrentará o todo poderoso Barcelona.
 O Espérance vem fazendo uma temporada primorosa. Até o momento venceu todos os torneios que disputou, unificando os títulos do Campeonato Tunisiano, da Copa da Tunísia e da Liga dos Campeões da África. A participação no Mundial de Clubes chega para coroar o ano e uma possível classificação às semifinais será a consagração do time.
O Al Sadd conquistou a vaga para o Mundial com status de azarão. O time do Qatar não estava entre os favoritos da Liga dos Campeões da Ásia. O time de Doha superou todos os prognósticos ao vencer o sul-coreanos do Jeonbuk Motors na decisão e carimbar o passaporte para o Japão.
Após estrear com vitória por 2 a 0 sobre o Auckland City, da Nova Zelândia, Kashiwa Reysol, do técnico brasileiro Nelsinho Baptista terá pela frente o Monterrey, do México. A batalha que decidirá o adversário do Santos na semifinal será neste domigno, às 8h30 (horário de Brasília).
"Nosso time não teve tempo de se preparar adequadamente para a competição. Terminamos o Campeonato Japonês na semana passada", lembrou Nelsinho Batista, muito elogiado no Japão por seu excelente trabalho à frente do Kashiwa Resyol. Sob o comando de Nelsinho, o time foi campeão da Segunda Divisão em 2010 e campeão japonês de 2011, numa bonita arrancada: venceu nove dos últimos 11 jogos.
O time japonês, treinado pelo brasileiro, conquistou a vaga no mundial após vencer o campeonato japonês. Agora, após passar da primeira fase, terá que derrotar o time mexicano, que está no torneio após vencer a Liga dos Campeões da CONCACAF, com nove vitórias, em 12 jogos.