quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ACORDO É CELEBRADO PARA ESTÁDIO VOLTAR A TER JOGOS PELO CAMPEONATO MARANHENSE



Uma reunião acirrada, realizada na tarde desta quinta-feira, que contou com a participação do presidente da FMF (Federação Maranhense de Futebol), Antônio Américo, do secretário municipal de esportes, Vitor Negreiros, do representante do Corpo de Bombeiros, e da promotora de defesa do consumidor, Lítia Cavalcanti, terminou com uma espécie de acordo, para a reabertura do Estádio Nhozinho Santos (menos de 24 horas depois da interdição), a partir desta sexta-feira, às 12h e conseqüentemente para a partida de domingo entre Sampaio x São José.
 Foi mais ou menos assinado um novo Ajuste de Conduta (aditivo), com o cumprimento imediato de cinco dos 21 itens relacionados como pendentes pelo Corpo de Bombeiros. Os cinco itens, entre eles a retirada dos quatro postes de cimento armado, que estão sem uso, isolamento da fiação dos pára-raios, bem como a desobstrução para passagem para os torcedores com a retirada de uma fileira de cadeiras na parte de trás dos gols e a colocação de grelhas nos esgotos. Feito isso, o CB fará nova vistoria, amanhã à tarde, para se for o caso emitir um laudo liberando o estádio temporariamente para o Campeonato Maranhense.
 Já para o jogo entre Sampaio x Atlético Paranaense, dia 7 de março, pela Copa do Brasil, além desses itens, a Semdel promete providenciar já a partir de hoje, a retirada daquele “estrangulamento” do muro, que quando chega perto do gol (da praça) vai até a arquibancada e volta para perto do campo. Porém, para esse trabalho ser feito, sem prejudicar os jogos do Estadual, a arquibancada que fica para Praça, será interditada até a conclusão dos serviços. O muro (que segura o alambrado) agora será reto.
  As providências devem ser tomadas até este sábado, para que o Nhozinho Santos seja liberado para os jogos da rodada de domingo pelo Campeonato Maranhense.  A interdição foi criticada pelos torcedores. O acordo mostra a boa vontade das partes, até porque o Municipal nunca em seus 55 anos de existência esteve tão seguro e tão acertadinho como agora, embora ainda faltem alguns detalhes para que fique de acordo com o Estatuto do Torcedor e que a Semdel promete realizar dentro do novo prazo que está sendo dado pelo Corpo de Bombeiros e promotoria de Defesa do Consumidor.
SÃO JOSÉ X MOTO – Que seria na noite desta quinta-feira, no Nhozinho Santos, será remarcado pela FMF, na primeira folga do 1º turno do Campeonato Maranhense. Os dirigentes do Moto, entretanto, querem primeiro enfrentar o São José para depois dar seqüência a tabela da competição. O Papão tem jogo marcado para este domingo à tarde, em Barra do Corda, contra o Cordino. Quanto aos estádios do interior, uma força tarefa será montada para fiscalizá-los. As diretorias dos clubes já começaram a providenciar os laudos dos estádios.



Tribunal julgará times irregulares no Estadual
  A Segunda Comissão Disciplinar do TJD-MA (Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão), estará reunida na tarde desta sexta-feira, para julgar os processos envolvendo os quatro times denunciados de terem utilizados jogadores irregulares na primeira rodada do Campeonato Maranhense de 2012. O procurador do Tribunal enquadrou as equipes no artigo 214 e seus parágrafos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê pena de perda de três pontos e mais multa de R$ 100,00 a R$ 100 mil.
  O procurador não vota, mas os auditores da Segunda Comissão Disciplinar podem acatar seu parecer. Os clubes que correm risco de perderem pontos no Estadual são Moto Club na vitória sobre o Bacabal, por 2 a1, no Nhozinho Santos e o Cordino, na vitória sobre o São José de Ribamar, por 4 a 2, em Barra do Corda, o São José e o Sabiá, que perdeu seu jogo para o MAC, por 1 a 0, em Caxias. Todos prometem apresentar seus argumentos para se livrarem da punição.
  Mas, há quem diga que a punição é inevitável. Porém, qual será essa punição? Moto e Cordino que venceram perderão os pontos obtidos e mais três pontos. Neste caso, o Moto que possui 4 pontos passará a ficar para -2 caindo para a lanterna. O Cordino que ocupa a 5ª colocação cai para -1, em 9º lugar. Já o Sabiá que é o 9º perde os três pontos da vitória contra o Moto e fica na 8ª colocação com 0 ponto. O Imperatriz que é o lanterna aparecerá na nova classificação na 6ª posição.
Veja como ficará a classificação:
1º Maranhão 10 pontos
2º Sampaio 9 pontos
3º Bacabal 6 pontos
4º Viana 5 pontos
5º Santa Quitéria 4 pontos
6º Imperatriz 2 pontos
7º São José 1 ponto
8º Sabiá 0 ponto
9º Cordino – 1 ponto
10º Moto – 2 pontos



Ceaf coloca árbitro na “geladeira”
 O árbitro Juscelino Sousa Santos está afastado pela Ceaf (Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol). Motivo: ele não deu os acréscimos (cerca de 10 minutos) de quando do ‘apagão’ por ocasião do jogo Sampaio 3 x 0 Imperatriz. O árbitro já foi denunciado ao TJD-MA pelo Imperatriz. A queixa está na Segunda Comissão Disciplinar, que vai esperar o pronunciamento da procuradoria para enquadrar o árbitro. O jogo pode até ser anulado, porque está caracterizado o chamado erro de direito, haja vista que, de acordo com a Regra 7, o jogo tem duração de 90 minutos, dividido em dois tempos de 45.
A Regra 7 até permite que o jogo tenha duração de 80 minutos, com 40 minutos para cada tempo. Todavia, isso somente se houver acordo (mútuo entre o árbitro e as duas equipes participantes antes), por causa de falta iluminação. Todo acordo de alterar os períodos de jogo (por exemplo, reduzir cada tempo a 40 minutos devido a luz que seja insuficiente) deverá ser tomado antes do início da partida e em conformidade com o regulamento da competição. É o que diz a regra.
IMPERATRIZ QUER ANULAR JOGO – O Imperatriz denunciou no TJD-MA, a infração ocorrida no seu jogo contra o Sampaio, domingo passado, em São Luís e pede a anulação da partida alegando erro do árbitro Juscelino Sousa Santos. O artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que “a partida, prova ou equivalente poderá ser anulada se ocorrer, comprovadamente, erro de direito”. Segundo os imperatrizenses, Juscelino Sousa deixou de aplicar a regra sétima do futebol, que fala sobre o tempo de jogo.




Resultados desta quinta-feira

Campeonato Paulista
Primeira Fase
6ª rodada
Paulista 1 x 2 São Caetano
Oeste 1 x 1 Linense
Botafogo-SP 1 x 4 Santos
Campeonato Catarinense
Turno
6ª rodada
Marcílio Dias-SC 2 x 5 Avaí
Taça Libertadores
Segunda Fase
Grupo 1
Internacional 2 x 0 Juan Aurich
Campeonato Gaúcho
Taça Piratini
Lajeadense 0 x 0 Veranópolis
Juventude 1 x 0 Avenida
Campeonato Carioca
Taça Guanabara
Grupo A
Flamengo 1 x 0 Madureira
Campeonato Alagoano
1º Turno
8ª rodada
Corinthians-AL 3 x 2 Sport Santo Antônio
Copa da Itália
Semifinal
Siena 2 x 1 Napoli
Campeonato Italiano
Fase única
23ª rodada
Lazio 3 x 2 Cesena