quarta-feira, 18 de maio de 2011

EQUIPES SE REFORÇAM PARA A FASE DE VOLTA DO CAMPEONATO MARANHENSE


TEL: 88529273 - dvd na íntegra(com narração e comentários) dos principais jogos do Campeonato Maranhense

Estamos também:
 

 Antes mesmo de terminar a fase de ida do Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa já estava se reforçando com o meia Marcus Vinícius e promete mais reforços inclusive para o Brasileiro da Série D. Maranhão, São José de Ribamar, entre outros, também não querem ficar atrás. O time maqueano espera legalizar para o jogo de domingo, contra o Tricolor, o lateral direito Hugo (ex-Moto) e o meia Mazinho (ex-JV Lideral e São José de Ribamar) e tenta contratar um lateral esquerdo.
  O São José de Ribamar, por sua vez, depois de apresentar o volante Marcelo Mendes (ex-Sampaio), está anunciando a contratação do lateral esquerdo Pedro Júnior, que pertence ao Iape e desde o ano passado, estava emprestado ao Cruzeiro-MG. O jogador, no entanto, não chegou a atuar pela Raposa, esteve sempre emprestado primeiro para Guarani de Divinópolis, em 2010 e este ano para o Nacional, de Nova Serrana, que garantiu acesso na Primeirona de Minas Gerais.
 Já o Santa Quitéria deve apresentar nesta quinta, o atacante Quirino, que foi um dos artilheiros do Campeonato Potiguar pelo Santa Cruz (vice-campeão) e já deverá estrear domingo (22), contra o Santa Quitéria, no Nhozinho Santos, pela primeira rodada da fase de volta do Estadual. Quirino foi também o artilheiro do Santinha no Estadual de 2010. O Bacabal também tenta legalizar Naldo (lateral-direito), Cleiton (lateral-esquerdo), Cléber Bamban (atacante) e o atacante Dill (ex- Comercial-PI).
 O BEC estreia no returno segunda-feira contra o Cordino, às 20 horas, no estádio Correão, em Bacabal. Já o time de Barra do Corda deve estrear o goleiro Rodrigo (ex-Limoeiro-CE), o lateral-direito Ramon (ex-CSE-AL), os zagueiros Márcio (ex-Moto na campanha da Segundona de 2010) e Lucas (ex-Ponte Preta), o volante Cleiton (ex-Santa Cruz-PE, Náutico-PE, Botafogo-RJ, Ceará-CE e por último ex-Desportiva Guarabira-PB) e finalmente o chileno Roberto Byron (meia).
 Porém, o atacante Casagrande foi negociado com o Botafogo-PB, que está o emprestando ao Goiás. Por fim, Imperatriz e Moto que se enfrentam no dia 26.05 (quinta-feira), estreando no returno do Estadual, são os que menos se reforçaram. O Cavalo de Aço deve estrear nessa partida o atacante Toninho (ex-JV Lideral), que já atuou pelo time cavalino no amistoso contra o Gavião Kyikatejê e fez até um gol na vitória por 3 a 1. O Papão está só na promessa de novos reforços. O atacante Bruno Chocolate foi para o Icasa-CE, depois de passar pelo Remo e Arapongas-PR.



Arbitral apresenta tabela da Copa União
 O Conselho Arbitral da FMF (Federação Maranhense de Futebol) apresenta nesta quinta-feira aos oito clubes, a tabela e regulamento da Copa União, prevista para iniciar no dia 24 de julho. Os dirigentes poderão sugerir modificações. A princípio, a Copa União 2011 será disputada em dois turnos e caso seja necessário a realização das duas partidas da final, elas acontecerão dias 13 e 20 de novembro. O Campeonato Maranhense de 2011 também poderá entrar em pauta.
 O regulamento do Campeonato Maranhense de 20101 não cita vaga da Copa do Brasil, fala apenas dos troféus e títulos, no Parágrafo 5º. O Maranhão tem apenas uma vaga para o Brasileiro da Série D e duas vagas para a Copa do Brasil. Mas, a FMF já adiantou que o campeão estadual desde ano garante vaga na Copa do Brasil e na Série D, de 2012 como determina o regulamento da CBF e a segunda vaga do Maranhão na Copa do Brasil de 2012, vai sair da Copa União.
 Os jogos do Campeonato Brasileiro da Série D poderão coincidir com as datas das partidas da Copa União. As competições da CBF estão acima das competições estaduais e se houver alguma coincidência a FMF poderá remanejar os jogos do Sampaio no torneio local para o meio de semana, já que os jogos do Brasileiro serão sempre aos domingos, o que pode prejudicar Moto, Maranhão e São José de Ribamar, que poderão ter dificuldades em ter um local para mandar seus jogos em São Luís.

CAPÍTULO III
Dos troféus e títulos
Art. 5º - "Ao clube vencedor do Campeonato será atribuído o título de Campeão Maranhense de Futebol Profissional Série A de 2011, e vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2012 e ao segundo Colocado será atribuído o título de Vice-Campeão Maranhense de futebol Profissional da Série A de 2011. Os dois clubes receberão troféus alusivos aos títulos".

COPA UNIÃO:

Art. 5º - A Copa União será disputada em dois turnos, sendo o primeiro turno, em jogos só de ida (turno), e o segundo, em jogos de volta (returno), ambos terão duas fases cada e obedecerão a mesma fórmula e os mesmos critérios, conforme resumidamente se segue:
a) 1ª fase do 1º turno (Classificatória): os 08 clubes jogam entre si, em turno único, ou seja, em jogos só de ida, classificando-se para a final do turno os 02 clubes que acumularem os maiores números de pontos ganhos;
Observação – A 1ª fase do 1º turno, por ser disputada por 08 clubes, terá 28 jogos, que serão realizados nas datas previstas na tabela dos jogos (Anexo 1).
b) 2ª fase (final): os 02 clubes classificados para a final do turno jogam duas partidas, em ida e volta, o clube que obtiver o melhor índice técnico joga a segunda partida na sua sede, sendo critério de desempate o gol marcado sem o mando de campo (este critério se aplica apenas nos dois jogos da final de cada turno e na final da Copa), caso ocorram resultados iguais, nestas duas partidas, a disputa será cobrança de tiros livre da marca penal, sangrando-se campeão do turno o vencedor deste confronto.
Art. 6º – O 2º turno terá a mesma forma de disputa do 1º turno, sendo apenas invertido o mando de campo.
Art. 7º - Se o campeão do primeiro turno for o mesmo do segundo turno, este clube será o Campeão da Copa União de 2011.
Parágrafo único - O Vice-Campeão será o clube que acumular o maior número de pontos ganhos em toda a disputa.



Sampaio quer apoio para disputar a Série D

O presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, gostou dos adversários que o Tricolor maranhense terá que enfrentar na 1ª fase do Campeonato Brasileiro Série D. Embora ainda não conheça os representantes do Pará e do Piauí, ele acredita na possibilidade de classificação. “O Trem do Amapá eu não conheço, o São Raimundo do Pará subiu e depois caiu e temos que esperar o representante do Pará e do Piauí para saber como fica o  nosso grupo. Eu acho que nesta primeira fase não tem muito problema e vamos vir forte para buscar a classificação” disse.
 Frota afirmou também que vai procurar a iniciativa privada e o poder público para que, juntos possam montar uma equipe competitiva e capaz de garantir o acesso do Sampaio à Série C. “A priori não está difícil para subir, mas é preciso que o Sampaio consiga o apoio da iniciativa privada e do poder público para que possa montar uma equipe competitiva e capaz de representar muito bem o Estado do Maranhão. Vamos a partir de agora procurar a todos. O Sampaio é o Maranhão no Campeonato Brasileiro” – afirmou.
 O Sampaio está na expectativa no para saber os outros dois adversários que Tricolor terá na Série D. Dois já são conhecidos: Trem, do Amapá e São Raimundo, de Santarém-PA. Os outros dois serão um do Pará (Remo, Cametá ou Independente) e um do Piauí, que pode ser Comercial (campeão do ano passado), Parnahyba, River e 4 de Julho ou Flamengo, que estão classificados para a semifinal do Campeonato Piauiense. A estreia do Sampaio na Série D será no dia 17 de julho, às 16h, em Santarém, contra o São Raimundo-PA.