quarta-feira, 13 de abril de 2011

MAC E SANTA QUITÉRIA “BRIGAM” PELA LIDERANÇA DO CAMPEONATO MARANHENSE

 Maranhão Atlético e Santa Quitéria se enfrentam nesta quinta-feira, às 20 horas, no estádio Nhozinho Santos e quem vencer assume a liderança do Campeonato Maranhense de pontos corridos. Contando ainda com os pontos conquistados sobre o Nacional, de Santa Inês, que foi eliminado da competição, pela 2ª comissão Disciplinar do TJD-MA, o MAC, que vinha liderando desde o começo da competição (perdeu a ponta domingo passado para o Iape), agora está em 3º lugar, com 11 pontos ganhos (5 jogos).
  Apenas um ponto a menos que o Santa Quitéria, que está em segundo, mas com um jogo a mais (6). Os dois times estão invictos no Estadual. Dos cinco jogos realizados, o MAC venceu três (8x0 Naça, 4x2 Cordino e 4x0 BEC) e empatou os dois últimos (2x2 Moto e 1x1 Iape). Já o Santa venceu Cordino (3x2), Moto (2x0) e Imperatriz (3x2), na última partida e, empatou com São José (1x1), Sampaio (0x0) e Nacional (2x2), sendo que este foi o único jogo fora de casa até agora da Raposa no certame.
EQUIPES – O MAC continuará jogando desfalcado do zagueiro Paulo Ricardo, lesionado, já o lateral Miranda é dúvida. Em contrapartida, o time maqueano deve promover no transcorrer da partida a estréia do volante Romário e do atacante Edgar, que está de volta ao Quadricolor, após uma rápida passagem pelo Horizonte-CE. Na vitória sobre o Imperatriz, o Santa Quitéria teve dois jogadores expulsos e que terão que cumprir a suspensão automática nesta quinta-feira.
Ficha Técnica:
MAC: Raimundão; Denilson, Marcelo, Lucas e Miranda (Otávio); Deco, Gegê, Juninho e Tupã; Naôh e Lucas Pando (Roni) Técnico: Arlindo Azevedo
SANTA QUITÉRIA: Júnior; Jr. Tatu, Léo, Gilson (Diego) e Vagner; André Ramos, Gualberto, Tim Marcos e Alex (Jamersson); Zé Maria e Eduardo (Carlinhos Silva) Técnico: Meinha
Árbitro: Marcelo Filho Assistentes: Roberto da Costa e Antônio José dos Santos Galvão Reserva: Jorge Luís Viana da Silva
 Edgar deve reaparecer hoje, no ataque atleticano



São José encara Imperatriz na preliminar
 A rodada desta quinta-feira, no estádio Nhozinho Santos, vai começar mais cedo, às 18 horas, com o jogo entre São José e Imperatriz, que lutam para não deixarem os primeiros colocados dispararem. Ambos estão com oito pontos, em 6 jogos realizados, mas o time de Ribamar leva vantagem no saldo de gols (1 a 0) e por isso, está em 5º lugar, enquanto que o Imperatriz está sem sexto. Os dois times também vão em busca da reabilitação no Estadual.
 O São José vem de uma derrota para o Iape, por 2 a 0, domingo passado, na estreia do técnico Alencar Mota, que substituiu Osvaldo Monteiro. No mesmo dia, o Imperatriz perdeu em Santa Quitéria, por 3 a 2 e ainda teve três jogadores expulsos, o zagueiro Leone e os atacantes Sapeca e Café. Além desses, Formosa e Hélton terão que cumprir suspensão automática pelo 3º cartão amarelo e o zagueiro Jackson foi vetado pelo departamento médico. Já o goleiro Fagner foi barrado.
Ficha Técnica:
SÃO JOSÉ: Wanderson; Fernandinho, Gleisson, Állison e Diney; Valtinho, Dudu, Charles (Juninho) e Willer; Rafamar e Cláudio Andre (Marivaldo) Técnico: Alencar Mota
IMPERATRIZ: Emanuel; Bruno Bacabal, Diego, Calebe e Moisés; Daniel Neves, Moura, Deymerson e Edu; Índio e Rúbsen Técnico: Vinícius Saldanha
Árbitro: Raimundo Nonato Mendes França Assistentes: Aelson Mariano Campelo Gomes e Jorge Luís Pereira Vieira Reserva: José Reinaldo Mendes Soares
Vinicius Saldanha só anunciará a equipe momentos antes do jogo.

Classificação do Maranhense
Clube                           PG    JG     VI     EM    DE    GP    GC    SG   
1 IAPE                        13     5       4       1       0       19     5       14    
2 Santa Quitéria        12     6       3       3       0       11     7       4      
3 Maranhão               11     5       3       2       0       19     5       14    
4 Moto Club              10     6       3       1       2       8       6       2      
5 São José                8       6       2       2       2       10     9       1      
6 Imperatriz               8       6       2       2       2       8       8       0      
7 Sampaio                7       4       2       1       1       7       5       2      
8 Cordino                  5       7       1       2       4       16     21     -5     
9 Bacabal                 4       6       1       1       4       8       13     -5
10 Nacional              1       7       0       1       6       8       35     -27
JOGOS REALIZADOS:
Cordino 3 x 2 Bacabal
Maranhão 8 x 0 Nacional
Sampaio 3 x 1 Bacabal
Cordino 3 x 4 Iape
Santa Quitéria 1 x 1 São José
Imperatriz 1 x 0 Moto
Cordino 2 x 4  Maranhão
Nacional 0 x 2 Moto
Bacabal 1 x 1 Imperatriz
Santa Quitéria 3 x 2 Cordino
Nacional 2 x 3 Sampaio
Maranhão 4 x 0 Bacabal
Moto 1 x 0 São José
Imperatriz 0 x 1 Iape
Santa Quitéria 2 x 0 Moto Club
São José 5 x 2 Nacional
Santa Quitéria 0 x 0 Sampaio
Cordino 2 x 2 Imperatriz
IAPE 11 x 1 Nacional
Moto Club 2 x 2  Maranhão
Bacabal 0 x 1  São José
Imperatriz 2 x 1 Sampaio
Nacional 2x2 Santa Quitéria
São José 3 x 3 Cordino
Iape 1 x 1 Maranhão
Moto 3 x 1 Cordino
Santa Quitéria 3 x 2 Imperatriz
São José 0 x 2 Iape
Bacabal 4 x 1 Nacional
PRÓXIMOS JOGOS:
14 de abril – Quinta-Feira
18h00 São José x Imperatriz - Nhozinho Santos
20h00 Maranhão x Santa Quitéria - Nhozinho Santos
17 de abril – domingo
16h00 Iape x Santa Quitéria - Nhozinho Santos
18h00 São José x Sampaio
ARTILHEIROS:
6 gols: Robson (Iape)
5 gols: Gilson (Moto), Juninho (MAC) e Casagrande (Cordino)

CAMPANHA DO MAC:
Maranhão 8 x 0 Nacional
Cordino 2 x 4  Maranhão
Maranhão 4 x 0 Bacabal
Moto Club 2 x 2  Maranhão
Iape 1 x 1 Maranhão
CAMPANHA DO SANTA:
Santa Quitéria 1 x 1 São José
Santa Quitéria 3 x 2 Cordino
Santa Quitéria 2 x 0 Moto Club
Santa Quitéria 0 x 0 Sampaio
Nacional 2x2 Santa Quitéria
Santa Quitéria 3 x 2 Imperatriz

CAMPANHA DO SÃO JOSÉ:
Santa Quitéria 1 x 1 São José
Moto 1 x 0 São José
São José 5 x 2 Nacional
Bacabal 0 x 1  São José
São José 3 x 3 Cordino
São José 0 x 2 Iape
CAMPANHA DO IMPERATRIZ:
Imperatriz 1 x 0 Moto
Bacabal 1 x 1 Imperatriz
Imperatriz 0 x 1 Iape
Cordino 2 x 2 Imperatriz
Imperatriz 2 x 1 Sampaio
Santa Quitéria 3 x 2 Imperatriz



Itamar e Eugênio deixam o Moto Club

 O presidente em exercício do Moto Club, Rocha Neto, demitiu por telefone Itamar Souza Ferreira, diretor jurídico e representante do Papão na FMF (Federação Maranhense de Futebol). O motivo da demissão foi uma suspensão do massagista Mundico que foi expulso e julgado sem acompanhamento do clube, na Comissão Disciplinar do TJD-MA, sexta-feira passada.
 Nesse dia (8), Itamar estava envolvido com a festa do Moto no ginásio Castelinho e o advogado que acompanharia o julgamento estava doente. Itamar sempre foi conhecido como uma pessoa de suar a camisa pelo Papão, trabalhando para não deixar as coisas ficarem pior. Com certeza, ele vai fazer muita falta. Enquanto isso, o CT está fechado por falta de água e energia e os jogadores já estão reclamando salários atrasados.
 Já o incansável diretor das divisões de base do Moto Club, Eugênio Júnior, pediu afastamento do cargo, em razão de não ter apoio e dos atletas não terem um lugar para treinar. Com isso, a base do Papão vai ficar parada. Ele não descarta o seu retorno no futuro, mas em outras condições, apesar de nunca ter pedido nada a ninguém. Bancava tudo nas divisões de base.
  O CT Pereira dos Santos foi construído com muito sacrifício pelo seu pai Eugênio Rodrigues, que conseguiu dar ao Moto a sede, o endereço que durante décadas não teve. Muitos motenses estão tristes em ver mais um abnegado se afastando do futebol e gostariam de vê-lo repensar sobre sua decisão.


 jogad1.gif (1215 bytes)
Jogos desta quinta-feira:
Copa do Brasil
20h30 Coritiba-PR x Caxias-RS
Campeonato Cearense
20h45 Crato x Guarani
Campeonato Paraibano
20h30 Botafogo x CSP
Campeonato Matogrossense
21h30 Vila Aurora x Barra do Garças
Copa Libertadores
20h30 Cerro Porteño-PRY x Santos
20h30 Caracas-VEN x Vélez Sarsfield-ARG
20h30 Universidad Católica-CHL x Unión Española-CHL
22h45 Oriente Petrolero-BOL x Grêmio
22h45 Junior-COL x León de Huánuco-PER



Viva Nota só no segundo semestre

  O secretário de Fazenda, Cláudio Trinchão disse que o programa Viva Nota só deverá ser implantado no futebol maranhense entre os meses de julho e agosto. Havia a expectativa dos clubes de futebol que o projeto começasse a valer no mês de junho, mas muita coisa ainda precisa ser feita e o tempo é pequeno, segundo Trinchão. A previsão de que poderia ocorrer em junho foi feita pelo próprio secretário, no dia 21 de janeiro.
 “O projeto ainda está sendo trabalhado. Tem muita coisa da logística em andamento. A licitação está sendo feita pela área de comunicação. Também estamos trabalhando no desenvolvimento do sistema, premiação, o projeto também envolve o Procon. De concreto diria a você que a minha previsão é de que tudo esteja pronto no início do próximo semestre, mas estamos correndo para viabilizá-lo o mais cedo possível”  afirmou.
 Claúdio Trinchão disse que estará se reunindo amanhã, para alinhar a implantação do projeto Viva Nota com o calendário do futebol. Como o Campeonato Maranhense já está em andamento e será encerrado ainda no primeiro semestre, a Federação Maranhense de Futebol deverá confirmar a realização de uma competição paralela ao Campeonato Brasileiro Série D. Seria a Taça Cidade de São Luís que além do incentivo do Viva Nota teria como atrativo uma vaga para a Copa do Brasil em 2012.
 Cláudio Trinchão disse que nesta primeira etapa o projeto contemplará apenas o esporte, especialmente o futebol que atinge o maior número de pessoas. No próximo ano, o Viva Nota também estenderá a mão à cultura maranhense.



Nacional tem até sexta-feira para recorrer 

 O Nacional, de Santa Inês, tem até sexta-feira, às 19h, para recorrer da decisão da Segunda Comissão Disciplinar, que eliminou seu time do Campeonato Maranhense de 2011. Esse é o prazo de lei, pois a eliminação foi comunicada oficialmente à FMF segunda-feira. Depois dessa providência, o clube punido tem cinco dias para recorrer, no caso do Nacional, até sexta-feira.
Até esta quarta-feira, (13), o Nacional sequer procurou a FMF para se inteirar da punição. Não se tem notícia se o Nacional vai ou não recorrer. Caso não recorra, os sete jogos cumpridos pelo Nacional serão anulados. Desaparecerão pontos ganhos e perdidos, gols feitos e sofridos. Prevalecerá somente a parte disciplinar, como expulsão, cartão amarelo e suspensões.
 Se for confirmada a eliminação, o maior beneficiado será o Santa Quitéria, o único que não venceu o Nacional (só empatou). A Raposa então assumiria a liderança isolada do Campeonato com 11 pontos. O Iape cairia para 10 pontos, o Maranhão para sete pontos.
 O presidente do Nacional de Santa Inês, Caetano Alves, no entanto, resolveu pedir auxilio ao presidente da Ama-Clubes, Sérgio Frota (também presidente do Sampaio), que prometeu ajudar com uma certa importância em dinheiro. Caetano acredita que se houver bom senso por parte dos credores o valor atual do débito (mais ou menos R$ 30 mil) cairia consideravelmente e que apenas com R$ 10 mil resolveria todos os problemas vividos pelo Nacional.


Sampaio Corrêa reforça a comissão técnica

 Para ampliar as condições que já vem dando aos jogadores, o Sampaio Corrêa reforça seu time fora de campo. Tem caras novas na comissão técnica. Além do preparador físico Walter Grossmann, que começou a trabalhar e avaliar os jogadores nos treinos físicos, o clube contratou também uma nutricionista e dois fisiologistas, dentro do pacote de mudanças, como conseqüência da eliminação do time da Copa do Brasil.
  A nutricionista Priscila já foi a responsável pelo cardápio servido aos jogadores no almoço, no restaurante da sede tricolor. Os fisiologistas Navarro e Mauro também já iniciam as atividades para formar na nova comissão técnica, que continua sendo comandada pelo treinador Sandow Feques, único remanescente do começo do ano.
   A missão, tanto do preparador físico quanto da nutricionista e dos fisiologistas, é botar a equipe para correr. Walter Grossmann , 51 anos, disse que vai avaliar os jogadores nos próximos dias, para, depois disso, fazer a ficha de cada um deles e traçar um esquema para condicionar melhor o grupo.
 O Sampaio, por outro lado, está recorrendo ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pedindo a redução da suspensão de quatro jogos que o zagueiro Johildo e o volante Eloir levaram da Segunda Comissão Disciplinar no julgamento feito na semana passada. O departamento jurídico do Tricolor achou pesada a suspensão. Caso não consiga diminuir a pena exagerada, de acordo com a legislação, será pedida a transformação da suspensão em cestas básicas.


Brasil sobe para 3º no ranking da Fifa; Espanha segue no topo
 O Brasil subiu à terceira posição no ranking da Fifa nesta quarta-feira, ultrapassando Alemanha e Argentina, enquanto a Itália voltou a figurar entre os 10 primeiros.   Espanha e a Holanda seguem no topo após vitórias nas partidas classificatórias da Euro 2012.  
A Itália, campeã do mundo em 2006, subiu duas posições e atingiu o nono lugar após derrotar a Eslovênia, principal rival na fase classificatória do torneio europeu, e a Ucrânia.
Veja o ranking (posição anterior em parênteses)
1. (1) Espanha
2. (2) Holanda
3. (5) Brasil
4. (3) Alemanha 5. (4) Argentina 6. (6) Inglaterra 7. (7) Uruguai 8. (9) Portugal 9. (11) Itália 10. (8) Croácia 


Itapuan e Garrincha.





Recebi estas fotos (relíquias) do professor Mohammed D'avila, na qual registra a passagem de uma dos maiores jogadores do Mundo aqui em Imperatriz.

Trata-se do eterno Mané Garrincha, um dos jogadores mais habilidosos e espetaculares que o mundo já viu jogar. Garrincha foi campeão mundial das Copas de 58, na Suécia e 62, no Chile. O craque das "pernas tortas", como era chamado, se eternizou no Botafogo de Futebol e Regatas.

A data da sua estada aqui não sei, mas isso pouco importa. Na foto está também Itapuan, pai do professor Mohammed.

Texto: Carloto Júnior.


Sorato e Djalminha disputarão competição amadora em MG

Time do Ribeiro Junqueira com Djalminha
e Sorato

  Em Leopoldina, mais de duas mil pessoas foram assistir à estreia do veterano Djalminha com a camisa do Ribeiro Junqueira pela Copa Panorama de Futebol Amador. O Estádio Guanairo Fraga Mota ficou pequeno para tantos torcedores.

  Quando o Ribeiro Junqueira entrou em campo, Djalminha, cercado de crianças, puxou a fila. O jogador passou dos 40 anos e não joga profissionalmente há algum tempo, mas por tudo o que fez na carreira ainda amedronta os adversários.

  Não era apenas o ex-craque que estava em campo pelo Ribeiro Junqueira, que contou com a participação de Sorato, responsável pelo do título brasileiro do Vasco, em 89.

  Mas o XV de Novembro não parecia intimidado com a dupla. E bastou uma chance para abrir o placar com falta cobrada por Robinho. O gol calou o estádio.

  Na raça, Cototo fez a jogada, Sorato chegou atrasado e a bola sobrou para Djalminha que fez um golaço do craque, empatando o jogo. Ribeiro Junqueira 1, XV de Novembro 1.