terça-feira, 21 de junho de 2011

TÍTULO DO SAMPAIO CORRÊA AMEAÇADO

 Sem jogar, mas beneficiado pelo empate entre BEC e MAC, por 2 a 2, na noite de segunda-feira passada, no estádio Correão, em Bacabal, o Sampaio Corrêa sagrou-se bicampeão maranhense com duas rodadas de antecipação de forma incontestável dentro de campo, porém, o título deste ano, permanece ameaçado pelo TJD-MA (Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão), que divulgou pauta nesta terça-feira, marcando para esta sexta-feira (24), às 17 horas, mais uma vez o julgamento do caso Johildo/Eloir.
 Esse caso começou a ser julgado primeiro pela Comissão Disciplinar que suspendeu os dois jogadores por quatro partidas, cada. O Sampaio recorreu e o TJD-MA concedeu uma liminar (efeito suspensivo) ao clube, baixando a suspensão de quatro para dois jogos. O procurador não gostou e recorreu ao STJD, que por sua vez, julgou intempestivo e devolveu o processo para o pleno do TJD, que passou para a Comissão Disciplinar, que por sua vez, se achou incompetente para julgar o caso e devolveu ao TJD.
 O MAC que é o mais interessado no caso alega que o zagueiro Johildo, mesmo com a liminar, não cumpriu os dois jogos de suspensão, ou seja, a metade da pena. O departamento jurídico do Sampaio, entretanto, não teme que o clube seja punido com a perda dos pontos do jogo contra o São José de Ribamar, ganho pelo Tricolor, pela utilização do zagueiro Johildo. Os bolivianos dizem que estão amparados pela liminar concedida pelo auditor do TJD. Os maqueanos, no entanto, já adiantaram que podem recorrer até ao STJD, caso o Sampaio não seja punido.
REUNIÃO NA FMF – O presidente da FMF, Alberto Ferreira, também marcou para esta quarta-feira, às 18 horas, uma reunião de diretoria (com todos os vice-presidentes) para apreciar ofício do MAC, que solicita a entidade desconsiderar a decisão administrativa tomada pelo diretor-técnico da Federação, Pedro Vasconcelos, que manteve todos os resultados do Iape na fase de ida do Estadual e com isso, a classificação do Campeonato não foi modificada.
 O MAC está se baseando no artigo 38 do Regulamento do Campeonato Maranhense, que diz que: os casos considerados omissos pelo próprio regimento da competição são decididos em primeira instância pelo Departamento Técnico da FMF e posteriormente pela presidência do órgão. Dessa forma, baseado no artigo 283 (do Código de Justiça Desportiva) que remete ao artigo 68 do Regulamento Geral das Competições CBF no caso do regulamento da competição (Maranhense) ser omisso, foi feita de maneira equivocada pelo diretor.
 A diretoria do MAC entende que com a saída do Iape os pontos conquistados pelo mesmo deveriam ser atribuídos às equipes que perderam ou empataram e já adiantou que se o parecer do presidente da Federação continuar desfavorável vai recorrer ao STJD (Tribunal de Justiça Desportiva).
COMISSÃO DISCIPLINAR – Ainda nesta sexta-feira (24), a partir das 16h, a II Comissão Disciplinar vai julgar Gleisson, do São José de Ribamar, os técnicos Celinho, do Moto, Arlindo Azevedo, do MAC e Paulo Sérgio Soares, do Cordino, os clubes Maranhão Atlético e São José de Ribamar, Márcio e Alisson Kleiton, do Cordino e os preparadores físicos, Wildson Costa, do Cordino e Marcus Vinicius, do Santa Quitéria. O TJD também vai julgar o recurso do procurador contra o Iape.


Jogos desta quarta-feira
Copa Libertadores
21h50 Santos x Peñarol
Mundial Sub-17
17h00 Uruguai x Ruanda
17h00 Estados Unidos x Uzbequistão
20h00 Canadá x Inglaterra
20h00 Rep. Tcheca x Nova Zelândia
Amistosos
23h00 Colômbia x México