quarta-feira, 13 de julho de 2011

SAMPAIO SOFRE BAIXA DE ÚLTIMA HORA PARA A ESTREIA NA SÉRIE D


 O Sampaio Corrêa sofreu um desfalque importantíssimo para o jogo de estreia no Brasileiro da Série D, no próximo domingo, contra o São Raimundo-PA, às 17 horas, no estádio Mangueirão, em Belém. O meia Kléo, considerado titular absoluto, sentiu uma lesão lombar e mais um corte na perna, após uma disputa de bola com também meia Cleiton, num treino “alemão”. O jogador já não treinou, na tarde desta quarta-feira no primeiro coletivo da semana.
 Também não terá condições de treinar nesta quinta e dessa forma, o técnico Josué Teixeira já descartou a sua presença no jogo de domingo e escolheu o volante Luiz Maranhão como o seu substituto. Assim, o Sampaio enfrentará o São Raimundo um pouco mais defensivo com três volantes Robson Simplício, Luiz Maranhão e Marcos Vinícius, ficando apenas Cleiton na armação das jogadas. O treinador praticamente também confirmou o ataque com Roni e Júnior Chicão.
 Josué Teixeira, no entanto, pelo que treinou nesta quarta, ainda espera pela legalização do atacante Orlando para poder utilizá-lo partida contra o São Raimundo e quem sabe até de saída. O atacante treinou no time titular na segunda parte do coletivo, ao lado de Roni e foi bastante exigido pelo treinador, mas a sua transferência que vem da Grécia é um pouco complicada e o Sampaio ainda tem só até o dia 20/07 para inscrevê-lo, já que nessa data fecha a janela de transferência internacional.
 “Se Orlando não tiver condições de jogo, não haverá problema de continuidade porque o Júnior Chicão tem qualidade é um jogador de muita força e vinha jogando normalmente, está bem entrosado com Roni, quando a Kléo também se não tiver condições entra Luiz Maranhão” disse Josué Teixeira, que treinou o time ontem, com: Rodrigo Ramos; Marquinhos, Mimica, Wallax e Deca; Robson Simplício, Luiz Maranhão, Marcos Vinícius e Cleiton; Rony e Júnior Chicão (Orlando).
ATACANTE LEGALIZADO – Dos quatro jogadores que o Sampaio tem para legalizar, apenas o atacante Edgar ganhou condição de jogo nesta quarta-feira e já está à disposição do técnico Josué Teixeira. Já os laterais Sandro e Pedro Júnior devem ser legalizados até esta sexta-feira. O empresário de Orlando, que tem ligações com o seu último clube na Grécia, já foi acionado para agilizar a transferência do atleta junto a Federação Grega, que precisa enviar para a CBF a rescisão de contrato do jogador.
 Luiz Maranhão substituirá Kléo e Orlando espera ser legalizado para estrear


Alberto Ferreira diz não ser contra a investigação
 O presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto Ferreira ainda não recebeu a documentação do Ministério Público do Maranhão sobre o inquérito civil público instaurado pela Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor para apurar eventuais práticas lesivas aos torcedores de futebol do Maranhão. A portaria assinada pela promotora Lítia Cavalcante deverá ser encaminhada ao presidente federacionista nesta quinta-feira.
 Alberto Ferreira tomou conhecimento da notícia e reagiu com tranqüilidade. “Eu ainda não recebi nada, mas vou esperar para saber o que a Promotora está pedindo para tomar as providências e responder os requisitos” declarou o presidente afirmando não ser contra a investigação. “não tenho nada contra a investigação não, mas esse tipo de investigação não é fruto de nenhuma denúncia ou de reclamação de clubes filiados à Federação ou de nenhum segmento do futebol” frisou.
 O Ministério Público do Maranhão, através da Promotoria do Consumidor, abriu um inquérito para apurar as irregularidades na Federação Maranhense de Futebol (FMF). O inquérito foi expedido pela promotora Lítia Cavalcante, que deverá comunicar a abertura do processo à FMF e à CBF. Entre os motivos pelo qual o inquérito está sendo aberto, estão Estatuto da FMF e suas alterações; Edital de convocação para a última eleição de Diretoria, ata de eleição e posse; Balanço patrimonial da FMF, referente ao exercício de 2009 e 2010, bem como os balancetes do exercício de 2011; Relação nominal de todos os associados, contendo respectivo tempo de vínculo com a FMF, bem como as entidades que por ventura tenham sido extintas durante o período de 2009 até a presente data.


Promotora acha necessária a investigação
A promotora de Justiça Especializada na Defesa do Consumidor da Capital, Lítia Cavalcanti disse que existe uma necessidade de transparência nas contas da entidade que representa o futebol do Maranhão. “Não existe transparência no recebimento dos recursos repassados pela CBF à Federação Maranhense de Futeboil. A gente observa que no site da CBF todos estados publicam sobre os recursos recebidos. No Maranhão, isto não acontece” relatou.
A promotora Lítia Cavalcanti disse ser preocupante é a situação em que se encontra o futebol maranhense. “Esse é outro aspecto a ser verificado nessa investigação. Me parece que o futebol local está se acabando. A gente precisa saber quais razões dessa crise”, adiantando também que diretores dos clubes maranhenses também serão ouvidos e prometeu investigar o caso até o fim, mas que precisa de provas concretas para poder acusar ou não quem dirige o futebol do Maranhão.
EFEITO CONTRÁRIO – A Confederação Brasileira de Futebol não aceita ações advindas da Justiça Comum, somente da Justiça Desportiva e como a investigação na FMF está sendo feita pela justiça comum, isso pode trazer conseqüências ingratas para o futebol do Estado, apesar da promotora ter boas intenções em tentar salvar o futebol maranhense. Recentemente na Federação do Piauí, o então presidente Lula Ferreira, foi afastado pela justiça comum e a CBF interditou o futebol piauiense, o que impossibilitou a transferência de outros jogadores para os clubes locais.



Jogos desta quinta-feira:
Campeonato Brasileiro
12ª rodada
21h00 Corinthians-SP x Internacional-RS
Campeonato Piauiense
8ª rodada
18h00 Picos x 04 de Julho
20h00 Ríver x Princesa do Sul
Campeonato Amapaense
Final - 1º turno
20h30 Santos x Oratório