quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MARANHÃO ATLÉTICO E SAMPAIO CORRÊA COMEÇAM A DECIDIR O 2º TURNO DA COPA UNIÃO

Santa Quitéria fica na torcida desde “criancinha” pelo Tricolor

 Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h15, no estádio Nhozinho Santos, no primeiro jogo da decisão do 2º turno da Copa União. O segundo e decisivo Samará acontecerá na próxima segunda-feira (5), no mesmo horário e local. Depois de não se classificar no 1ºturno (terminou na penúltima colocação), o MAC chega a essa decisão após eliminar o Santa Quitéria, com uma vitória por 2 a 0, em São Luís e um empate por 0 a 0, no interior.
 O Sampaio Corrêa foi o campeão do 1º turno, empatando fora com Imperatriz (2x1) e goleando o Cavalo de Aço, por 4 a 1, em São Luís e chega a mais essa decisão, passando novamente com facilidade pelo São José de Ribamar, uma vitória por 2 a 1 e uma goleada por 6 a 2. Por ter disparado a melhor campanha da Copa União, de novo, o Tricolor maranhense decide com a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota, pelo mesmo saldo de gols.
 Se for campeão do returno, o Sampaio será campeão direto da Copa União, sem a necessidade de uma decisão extra. Com isso, o vice-campeão será o Santa Quitéria, por ter a segunda melhor campanha do torneio, conquistando também a segunda vaga do Estado na Copa do Brasil, de 2012. Para o MAC ficar com essa vaga na competição nacional do próximo ano, terá que obrigatoriamente ser campeão do 2º turno. Por isso, a Raposa do baixo Parnaíba fica na torcida, “secando” o Bode Gregório.
 Na classificação geral da Copa União, o MAC é o 6º colocado, com 20 pontos, enquanto que o Santa Quitéria é o segundo, com 28 pontos e o Sampaio primeiro com 40 pontos. Os maqueanos só estão na frente de Moto e Cordino. Por isso, o Quadricolor vai ter que jogar muito para derrotar o Sampaio, que leva uma boa vantagem nos confrontos desta temporada. Foram quatro Samarás em 2011 e três vitórias sampaínas. Duas pelo Estadual e uma pela Copa União (1ª fase do 2º turno) e uma derrota (1º turno da Copa União).
 Para ser campeão do returno, o Quadricolor terá que vencer, pelo menos, um clássico e empatar o outro ou ganhar um jogo e perder outro, desde que na soma dos resultados termine com maior saldo de gols. Se isso acontecer, Sampaio e MAC irão se enfrentar mais duas vezes na decisão da competição. Se for preciso decidir em mais dois jogos, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) já reservou as datas de 8 e 11 de dezembro para os jogos finais.
EQUIPES – O MAC atuará desfalcado do goleiro Milton, suspenso pelo 3º cartão amarelo. Será substituído por Raimundão, 42 anos, que poderá fazer a sua última partida como jogador profissional. O atacante Robson Belfort e o volante Deco devem reaparecer. Já o também volante Wellington era a única dúvida. O Sampaio terá o retorno do zagueiro Mimica, que cumpriu suspensão automática no jogo passado e do volante Eloir, que também não enfrentou o São José, em função de uma lesão.
 O técnico Josué Teixeira descarta a possibilidade de o Tricolor jogar com o "regulamento debaixo do braço". O atacante Edgar, que está emprestado pelo MAC, garantiu está pronto para comemorar, no caso de fazer gol no Samará. O atacante já tem cinco gols na Copa União, bem distante do seu companheiro de ataque, Júnior Chicão que é o artilheiro isolado da competição, com 11 gols.

Ficha Técnica:
MAC: Raimundão; Dailson, Paulo Ricardo, Lucas e Denilson; Deco, Francisco Júnior, Curuca e Kleber Bambam; Gilson e Alberto Técnico: Arlindo Azevedo
SAMPAIO: Rodrigo Ramos; Arlindo Maracanã, Mimica, Robinho (Germano) e Deca; Robson Simplício, Eloir, Kléo e Cleiton; Edgar e Júnior Chicão Técnico: Josué Teixeira Árbitro: Mayron Frederico. Assistentes: Sandro do Nascimento Medeiros e Roberto da Costa. Árbitro reserva: José Carlos Alves Pereira

Classificação geral da Copa União
Clube                   PG    JG     VI     EM    DE    GP    GC    SG
1 Sampaio           40     20     12     4       4       42     18     24
2 Santa Quitéria  28     16     9       1       6       21     17     4
3 Bacabal             26     16     7       5       4       21     18     3      
4 São José           23     18     7       2       9       24     33     -9     
5 Imperatriz          21     18     6       5       7       22     27     -5     
6 Maranhão          20     16     5       5       6       17     16     1     
7 Moto                  15     14     4       3       7       11     19     -8     
8 Cordino              9       14     2       4       8       20     31     -11
PRÓXIMOS JOGOS:
Final (2º turno)
1º jogo
1º/12 – quinta-feira
20h15 MAC x Sampaio
2º jogo
05/12 – segunda-feira
20h15 Sampaio x MAC

 Júnior Chicão e Alberto prometem uma decisão cheia de emoções
 Mimica e Wellington devem se reencontrar no clássico Samará 
                                                   Francisco Júnior e Mimica
 Paulo Ricardo, Mayron Frederico e Eloir estarão em ação nesta quinta





Jogos desta quinta-feira:
Liga Europa
5ª rodada
15h00 Lokomotiv Moscou x Sturm Graz
16h00 AEK Larnaca x Maccabi Haifa
16h00 Schalke 04 x Steaua Bucareste
16h00 Odense x Wisla Cracóvia
16h00 Twente x Fulham
16h00 AEK x Anderlecht
18h05 Sporting x Zürich
18h05 Vaslui x Lazio
18h05 Stoke City x Dynamo de Kiev
18h05 Maccabi Tel Aviv x Besiktas
18h05 Athletic Bilbao x Slovan Bratislava
18h05 Salzburg x PSG


La U freia boa fase do Vasco em Santiago
 A vontade era fazer história novamente na temporada, mas o Vasco esbarrou na qualidade do bom time da Universidad de Chile e não conseguiu a vaga inédita para a final da Copa Sul-Americana. O cansaço do time, que ainda briga pelo título do Brasileirão no próximo domingo, e a pressão imposta pelos torcedores chilenos afetaram os vascaínos. A equipe perdeu por 2 a 0 no estádio Santa Laura, em Santiago, nesta quarta-feira. Canales e Vargas marcaram os gols da classificação da "La U".
Após o empate por 1 a 1 em São Januário, na última semana, o cruzmaltino precisava de uma vitória simples ou até mesmo um empate por dois ou mais gols. Com a vitória, a Universidad encara agora a LDU, que passou pelo Vélez Sarsfield na última terça. A primeira partida da decisão será na próxima quarta, dia 7, em Quito. No dia 14, novamente em Santiago, a segunda e última partida definirá o campeão da Sul-Americana.
 O Cruz-Maltino acabou prejudicado na etapa final após expulsão do lateral-direito Fagner, que deu uma cotovelada no adversário. Após início bom, o Vasco sentiu a falta de Felipe, que ficou no Rio poupado para o jogo decisivo de domingo, contra o Flamengo, que pode valer o título brasileiro em caso de vitória e derrota do Corinthians para o Palmeiras.
FICHA TÉCNICA
UNIVERSIDAD DE CHILE: Herrera, Osvaldo González (Acevedo, 36'/2ºT), Marcos González e Rojas; Rodríguez, Aránguiz, Díaz, Mena e Canales; Vargas (Marino, 43'/2ºT) e Castro (Lorenzetti, 32'/2ºT) - Técnico: Jorge Sanpaoli.
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Nilton, Rômulo, Juninho (Leandro, 12'/2ºT) e Allan (Bernardo, intervalo); Diego Souza (28'/2ºT) e Elton - Técnico: Cristovão Borges Árbitro: Dario Ubriaco (URU) Auxiliares: Mauricio Espinoza (URU) e Miguel Nievas (URU) Cartão vermelho: Fagner (26'/2ºT); GOLS: Canales, 30'/1ºT (1-0); Vargas, 28'/2ºT (2-0)