sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MOTO CLUB QUER ANULAR ASSEMBLEIA QUE APROVOU NOVO ESTATUTO DA FMF

 DVD na íntegra(com narração e comentários) dos principais jogos do Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, Série D, Copa União e Copa Cefama Sub-13

TELEFONE: 88529273  
E-mail: fmelo.am@gmail.com



O duelo extra-campo entre Sampaio Corrêa e Moto Club já começou. Tudo por causa do novo estatuto da FMF (Federação Maranhense de Futebol), que foi aprovado na noite de sexta-feira passada, por 35 votos a favor e apenas um contra, exatamente do representante motense, o técnico Sandow Feques, que na ocasião ainda chegou a “bater boca” com o presidente da Amaclube (Associação dos Clubes) e presidente do Sampaio, Sérgio Frota, que conduziu os trabalhos.
 Ontem, o presidente do Moto, Sarney Neto, reafirmou o que disse na assembleia, Sandow Feques, não concordar com a aprovação do estatuto naquele dia (sexta-feira) por não ter tido tempo de analisar e estudar o que foi elaborado pela Comissão, que reformou o estatuto, composta por Raimundo Marques, ex-presidente da OAB, secretário de segurança, ex-vice-presidente da própria FMF e, auditor e presidente do TJD-MA (Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão), Petrônio Alves, ex-diretor jurídico do Moto e do Cacique de New York.
 O novo estatuto foi entregue aos clubes profissionais e amadores e ligas de desportos, cerca de meia hora antes da assembleia, principal motivo de discórdia dos motenses, que queriam mais tempo para analisar, debater e aprovar ou não o novo estatuto. Por esse motivo, o presidente Sarney Neto disse ontem, que vai entrar com um recurso no TJD-MA (Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão) pedindo a anulação da assembleia que aprovou o novo estatuto.
 “Não tivemos tempo de analisar, então não pode ter seriedade, que me desculpe o interventor Antônio Américo, mas queremos transparência em tudo. Não vamos ficar calado, assumir o Moto proposto a fazer um trabalho sério, o presidente Sérgio Frota manda no Sampaio. O Moto está na frente do Sampaio no ranking da CBF e não vai mudar” frisou Sarney Neto. Outro ponto de grande discórdia dos motenses no novo estatuto da FMF foi o artigo 4, que dar mais poder de voto para o Sampaio sobre o Moto.
 “Não vamos aceitar isso, o Sampaio com mais poder de voto, o novo estatuto já começou errado, o Moto não vai se curvar, pensávamos que a coisa seria diferente da administração passada, mas pelo visto não” finalizou o presidente motense, dando início a disputa fora de campo entre Moto e Sampaio e aumentando mais ainda a rivalidade entre as duas maiores forças do Maranhão, mas fazia tempo que não se tinha um embate desse, estava precisando para agitar um pouco.
Sandow Feques assinou a ata de presença na assembléia, mas votou contra




  Série C de 97 deu ao Sampaio
mais poder de voto que ao Papão

 
 O presidente Sérgio Frota disse que é um processo democrático e que por isso, Sandow Feques se manifestou até porque a palavra foi franqueada a todos os presentes. Ele disse que a novo estatuto foi elaborado por uma comissão de respeito integrada pelo Dr. Raimundo Marques, que dispensa comentário e por um ex-diretor jurídico do próprio Moto, Petrônio Alves. Sobre o voto qualitativo, que passou a valer no novo estatuto, Frota declarou que Sampaio, Moto e MAC não podem ter os mesmos votos de ligas e times amadores.
 “Não quero polemizar, não faz bem, mas como era um momento importante, todos os presidentes dos clubes deveriam estar presentes na assembleia. Fiz a sugestão que foi aceita pela maioria dos presentes na assembleia. O Moto tinha que ser representado pelo presidente ou um advogado, do seu departamento jurídico e não pelo seu treinador (Sandow Feques), de quem sou muito amigo e a assembleia é soberana. Foi feito apenas o que a justiça mandou reforma do estatuto e novas eleições” frisou Sérgio Frota.
  O presidente boliviano até lembrou que já foi voto vencido, por exemplo, na aprovação do regulamento do Campeonato Maranhense de 2012, que por ele, permaneceria por pontos corridos, sistema que deu dois títulos ao Sampaio Corrêa. O interventor da FMF, Antônio Américo, por sua vez, disse que lei é discutida no dia e não entregue com antecedência para análise. “A assembleia deu um voto de confiança” disse Américo, que deve marcar para o final do mês as eleições da FMF.
  O artigo 5º do novo estatuto da FMF, que se refere ao poder de votos de qualidade e está gerando uma certa polêmica, foram assim distribuídos. 1) Cada entidade de prática desportiva, praticamente de futebol profissional, terá direito: a) A 1 (um) voto pela filiação em futebol profissional; b) As pertencentes à 1ª divisão que tenham conquistado 3 (três) ou mais campeonatos maranhenses terão direito a mais 1 (um) voto; c) As que tenham conquistado o Campeonato Brasileiro de qualquer série, terão direito a mais 1 (um) voto, por cada conquista alcançada. 2) Cada liga terá direito a 1 (um) voto.  Significa dizer que, o Sampaio por ter conquistado a Série C, de 1997, tem um voto a mais que Moto e MAC.

 
Roberto Feitosa, Sérgio Frota, Antônio Américo, Petrônio Alves e Walter Lira


Simplício treina e deve permanecer na Bolívia 

  Após atuar emprestado pelo Sampaio Corrêa, em 2010 e também no segundo semestre de 2011, o volante Robson Simplício está de volta ao Tricolor maranhense, até já está treinando, mas ainda não acertou a sua permanência, o que deverá acontecer nas próximas horas e logo um contrato definitivo com a Bolívia.
 O atleta tem passe preso junto ao Juazeirense, clube do interior da Bahia e em 2011, após uma passagem sem destaque no América-RN, foi emprestado ao clube maranhense. Simplício e Sampaio deverão se reunir nos próximos dias para acertarem os detalhes do contrato. Caso o volante seja contratado, será o quinto no elenco Tricolor, que já contra com Eloir, Luiz Maranhão, Jefferson e Neto.
 Por outro lado, o Sampaio segue esperando o atacante Edgar resolver a sua situação com o Maranhão Atlético. O atacante negou que tenha assinado contrato com o MAC, dia 20 de maio de 2009 com duração até 20 de maio de 2014 e agora, promete entrar na justiça pedindo a tutela antecipada do seu passe, acusando o MAC de falsidade ideológica. Com o impasse, a venda de Edgar do MAC para o Sampaio foi suspensa.
 Por outro lado, depois de uma semana de muito trabalho físico, em tempo integral, sob o comando da dupla Arlindo Azevedo e Arlindo Júnior, o técnico Josué Teixeira deverá comandar hoje, o primeiro treinamento com bola, passando já a definir o time base do Sampaio para a estreia no Estadual, dia 22, contra Santa Quitéria, no Nhozinho Santos. A equipe pode ser: Rodrigo Ramos; Arlindo Maracanã (opções ainda de Denilson e Roniery), Fabrício, Renato Martins (ou Augusto Luís) e Deca; Luís Maranhão (opções ainda dos novatos Jeferson e Neto), Eloir, Cleiton e Samir; Célio Codó e Ricardinho ou Tiago Amaral.










APROVADO NOVO ESTATUTO DA FEDERAÇÃO MARANHENSE DE FUTEBOL

Moto Club vota contra e Maranhão Atlético não aparece
 
 Times profissionais, amadores e ligas de desportos aprovaram, na noite desta sexta-feira, com uma certa polêmica, criada pelo representante do Moto Club, o novo estatuto da FMF (Federação Maranhense de Futebol). Foram 35 votos a favor e apenas um contra do Papão do Norte. Estavam em dia com suas obrigações estatutárias 29 ligas e 7 times, sendo dois amadores Real Sociedade e XV de Novembro. O Maranhão Atlético não mandou representante.
 A assembleia foi conduzida pelo presidente da Amaclube (Associação dos Clubes) e presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota, que sugeriu a aprovação do novo estatuto na íntegra e que as correções e adequações poderiam ser feitas no futuro. A mesa que dirigiu os trabalhos estava ainda composta por Walter Lira, vice-presidente da FMF e presidente do JV Lideral, de Imperatriz, Petrônio Alves, um dos integrantes da Comissão que elaborou o novo estatuto e Roberto Feitosa, presidente do TJD-MA (Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão).
 O representante do Moto Club, o técnico Sandow Feques, foi o único a não se levantar para a aprovação do novo estatuto. Ele disse que o estatuto deveria ter sido entregue pelo menos, com um mês de antecedência para que pudesse ter sido analisado mais cuidadosamente pelos clubes e voltar apara aprovação e por isso, sugeriu o adiamento da aprovação. “Esse novo estatuto é fundamental para o futebol voltar a ter dignidade e não deveria ser aprovado hoje (ontem)” frisou Feques.
  No do artigo 04, do novo estatuto da FMF, coloca o Sampaio com maior poder de voto, até sobre o Moto, o que não concordou Sandow Feques, por achar que é um desequilíbrio para as novas eleições da entidade. Ele estranhou não ter sido levado em conta o ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), onde o Moto está na frente do Sampaio, estranhou ainda não fazer nenhuma referência a parte física e nem constar no regulamento do Estadual, o tipo de bola que será utilizado na competição. Porém, o representante da Liga de Araguanã chancelou a sugestão de Sérgio Frota, enfatizando a seriedade dos trabalhos e a renovação no futebol maranhense e todos aprovaram, com exceção do Moto, que até se retirou logo.




Assembleia extingue mandado de Alberto Ferreira
 Sérgio Frota disse que esse novo estatuto da FMF é tão importante quanto um pênalti, onde dizem que o presidente que era para bater. “Todos os presidente deveriam estar presentes nessa assembleia. Foram quase três meses para a elaboração de novo estatuto. No rateio do Viva Nota o Sampaio não fez questão de ganhar mais que o Moto, que vinha de uma 2ª divisão. É um processo democrático que vai atualizar e desenvolver o futebol maranhense. Sandow Feque tem que se preocupar é com o seu time” declarou.
 Quanto ao questionamento do voto qualitativo que dar ao Sampaio mais vantagem, Sérgio Frota afirmou que esse ranking da CBF vai mudar, porque passaram informações erradas. “Mas nós não estamos preocupados com isso e sim com o futebol maranhense, até por ser presidente da Amaclube (Associação dos Clubes). Petrônio Alves também esclareceu um outro questionamento feito por Sandow Feques e que está no novo estatuto da FMF, que diz que foram feitas consultas a outros estatutos.
 “Nem tudo que é bom para eles é bom para nós” disse Sandow Feques. Petrônio Alves, por sua vez, declarou que nenhum estatuto foi copiado, que até gostaria de ter copiado o estatuto da Fifa, que não é possível. Segundo ele, foram feitas apenas algumas adequações. O advogado destacou os artigos 102 e 103, que declara extinto o mandato da diretoria afastada, mantendo presidente interino da FMF, o interventor designado pela justiça comum. Foi apresentado ainda o novo escudo da entidade, bem diferente do antigo.

 
 
 
 
Roberto Feitosa, Sérgio frota, Antônio Américo, Petrõnio Alves e Walter Lira

 
 
 
 
 
Dirigentes ficam de pé para aprovação do novo estatuto da Federação

Nenhum comentário:

Postar um comentário