terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sampaio Corrêa tem boa vantagem sobre o Maranhão Atlético


 Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético Clube começam a decidir, a partir desta quinta-feira, às 20h15, no estádio Nhozinho Santos, o 2º turno da Copa União. O segundo e decisivo duelo está marcado para segunda-feira (5), no mesmo horário e local. Por ter disparado a melhor campanha da competição, o Tricolor tem a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols. O Bode precisa, pelo menos, vencer um Samará e empatar o outro. O time boliviano já foi campeão do 1º turno.
 Se for campeão também do returno, o Sampaio leva o título direto da II Copa União, sem necessidade de uma decisão extra. Para o MAC só interessa ser campeão do 2º turno, para garantir a segunda vaga do Estado na Copa do Brasil de 2012. Caso contrário, a vaga será do Santa Quitéria por ter a segunda melhor campanha do torneio. Tem oito pontos a mais que o MAC na classificação geral. A Bolívia Querida tem a primeira vaga na competição nacional, por ter conquistado o título estadual, no primeiro semestre.

QUINTO SAMARÁ– Sampaio e MAC vão se enfrentar pela quinta vez em 2011. Nos quatro primeiros, o Tricolor venceu três e perdeu um. Foram dois confrontos pelo Campeonato Maranhense, realizado no primeiro semestre. O Sampaio venceu os dois. O primeiro por 1 a 0 (gol de Rony) e o segundo por 4 a 1, gols de Célio Codó (2), Marcos Vinicius e Thiago Miracema. Edgar que hoje joga pelo Sampaio (emprestado pelo MAC) descontou (ou empatou) para o MAC.
  Foi inclusive um golaço em cima de Luís Maranhão. Edgar, por sinal, participou dos dois jogos contra o Sampaio pelo Campeonato Maranhense. O goleiro Rodrigo Ramos ainda defendeu um pênalti cobrado por Naôh. Já pela Copa União, no 1º turno, o MAC venceu o time B do Sampaio, por 2 a 1, de virada. O time principal da Bolívia (com Edgar) estava disputando a Série D. Pelo 2º turno, o Tubarão já com seu time principal (que tinha sido eliminado da Série D), venceu o Bode, por 2 a 0.
 Nesse último Samará, como curiosidade, Edgar estava escalado para jogar, mas “sumiu” na véspera e reapareceu na segunda-feira. Ele alegou problemas familiares, pediu desculpas e foi reintegrado. O atacante já tem cinco gols na Copa União, bem distante do seu companheiro de ataque, Júnior Chicão que é o artilheiro isolado da competição, com 11 gols.

OS CONFRONTOS ENTRE SAMPAIO X MAC:
ESTADUAL/2011:
Jogo Adiado da 7ª Rodada
01/05/2011 - Domingo
18h00 Maranhão 0x1 Sampaio Corrêa
15ª Rodada - 22/05/2011 - Domingo
18h00 Sampaio Corrêa 4x1 Maranhão
COPA UNIÃO:
1º turno (3ª rodada)
07/09 – Quarta-feira
18h – Sampaio 1x2 MAC
2º turno (3ª rodada)
18h – Maranhão 0x2 Sampaio
               Curuca e Pedro Júnior eram companheiros no Iape



Edgar dedica vitória a Orlando
 O atacante Edgar dedicou a goleada do Sampaio por 6 x 2 sobre o São José ao atacante Orlando. "Gostaríamos que ele estivesse aqui conosco, mas, infelizmente, a esposa dele faleceu. Essa vitória é para ele, que passa por um momento difícil. Esperamos que ele tenha força para superar tudo", disse Edgar , logo depois do jogo.
Indagado sobre se vai enfrentar o MAC nas finais do segundo turno, Edgar garantiu que sim. "Não há motivo para não jogar. Estarei em campo e se fizer gol até vou comemorar. Hoje, sou jogador do Sampaio Corrêa", assegurou o atacante, que ontem marcou dois gols na vitória por 6 x 2 sobre o São José.
Josué elogia Pedro Júnior - O técnico Josué Teixeira não poupou elogios ao jogador Pedro Júnior, que jogou de segundo volante na partida contra o São José, entrando em lugar de Eloir, que foi vetado de última hora, por causa de desconforto muscular. Segundo o treinador, Pedro Júnior "arrebentou" no primeiro tempo e no segundo tempo manteve o nível, embora o time todo tenha jogado bem. O treinador está satisfeito com o rendimento do grupo. Acha que o time está focado na disposição de ganhar o título logo agora no segundo turno, sem necessidade de decisão extra.
MAC DESFALCADO – O Maranhão Atlético jogará amanhã, desfalcado do goleiro Milton, suspenso pelo 3º cartão amarelo. O veterano Raimundão, 42 anos, que vai “pendurar” as luvas no final da competição, retorna a condição de titular. O volante Wellington, que desfalcou o time nas semifinais, devido à um estiramento, pode voltar ao time caso se recupere.  O também volante Deco, o lateral Miranda e o atacante Robson Belfort também já estão à disposição do técnico Arlindo Azevedo.
Atacante Edgar garantiu que vai jogar amanhã, contra a sua ex-equipe


ARBITRAGEM: MAC e Sampaio terá arbitragem de Mayron Frederico. Os assistentes serão Sandro do Nascimento Medeiros e Roberto da Costa. O árbitro reserva será José Carlos Alves Pereira
Aelson Mariano, Paulo Ricardo, Mayron Frederico, Raimundinho e Geison Mendes, no último Samará



Universidad do Chile e Vasco decidem vaga
Com a cabeça toda voltada para a última rodada do Brasileirão, o Vasco enfrentará a Universidad de Chile, nesta quarta-feira, às 21h50, em Santiago, para pleitear uma vaga na final da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, realizado na semana passada, em São Januário, o placar terminou 1 a 1, o que deixou o time chileno em vantagem para este segundo jogo. Um empate sem gols dá a classificação para a Universidad.
Apesar do placar desfavorável, o Vasco mostrou no final de semana que nada é impossível. Após estar perdendo para o Fluminense, o Trem Bala da Colina mostrou poder de reação e virou o jogo para 2 a 1, com o segundo gol sendo anotado aos 45 minutos do segundo tempo. O resultado deixou o Brasileirão indefinido para a última rodada.
 Para o duelo decisivo desta quarta-feira, o técnico Cristóvão Borges levou par ao Chile todo o time do Vasco. Apenas o meia Felipe foi poupado, por apresentar cansaço muscular. Apesar de poder contar com todos os considerados titulares, o treinador só deverá definir o time momentos antes, uma vez que a decisão terá como base a situação física de cada atleta no momento do jogo. Diante do Vasco, o time chileno não deverá ter alterações em relação ao time que conquistou o empate no Rio de Janeiro.
Ficha Técnica:
UNIVERSIDAD DE CHILE: Herrera, Osvaldo González, Marcos González e Rojas; Rodríguez, Aránguiz, Díaz, Mena e Lorenzetti; Vargas e Gallegos - Técnico: Jorge Sanpaoli.
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Juninho, Allan e Diego Souza; Bernardo e Elton - Técnico: Cristovão Borges Árbitro: Dario Ubriaco (URU) Auxiliares: Mauricio Espinoza (URU) e Miguel Nievas (URU)


Jogos desta quarta-feira:
Copa Sul-Americana
Semifinal - jogo de volta
21h50 Universidad de Chile x Vasco
Liga Europa
Liga Europa - 5ª rodada
15h00 Rubin Kazan x Shamrock Rovers
16h00 Malmo x AZ
16h00 Metalist x Áustria Viena
16h00 Maribor x Club Brugge
16h00 Braga x Birmingham
16h00 Rennes x Udinese
16h00 Celtic x Atlético de Madri
18h05 Tottenham x PAOK
18h05 Standard x Hannover
18h05 Vorskla x Copenhague
18h05 Rapid Bucureste x Hapoel Tel Aviv
18h05 Legia x PSV



Jogador do Viana teria atuado irregular na Segundinha
 O Viana Esporte Clube escalou de forma irregular o jogador Lenilton Pinto Gau, na decisão do Campeonato Maranhense de Futebol da Série B, sábado (26) no estádio Djalma Campos. Niltinho como é conhecido atuou na final, mesmo estando suspenso com três cartões amarelos. A partida terminou 1×0 para os vianenses, resultado que garantiu ao time da baixada o título da competição.
 Se for punido, o Viana pode até perder o titulo da Segundinha. Mas, a vaga para a elite do futebol maranhense para 2012 já está garantida, isso porque a infração ocorreu apenas nos jogos decisivos, onde não implica na perda de pontos da fase classificatória, que também teve a participação do Timon Esporte Clube.
Dos 11 jogos disputados pelo Viana na Série B, Niltinho jogou nove vezes. O atleta recebeu o primeiro cartão amarelo no Estadual na vitória contra o Timon (2×0), dia 3 de setembro. O árbitro do jogo foi Edilson Santiago Cardoso. O jogador vianense foi advertido com o amarelo aos 41 minutos do segundo tempo, por uma jogada boba, um empurrão no adversário.
O segundo cartão amarelo veio no jogo do dia 10 de setembro em Caxias, diante do Sabiá FC. Niltinho além de fazer o gol da vitoria, foi punido pelo árbitro José Carlos Alves Pereira com um amarelo ainda no primeiro tempo.
Niltinho jogou outras duas partidas e passou batido, sem ser advertido. Mas, no jogo do dia 15 de outubro, ele fez o terceiro gol na goleada sobre o Timon (4×1). E antes que a partida se encerrasse, recebeu o primeiro cartão amarelo na etapa inicial e aos 40 minutos do segundo tempo, tomou o segundo amarelo,  conseqüentemente foi expulso, o que de acordo com o Regulamento Geral de Competições da CBF, os dois cartões amarelos no mesmo jogo, precedido de expulsão, não computados na série de 3. O árbitro desse jogo foi Josenildo Assis Pereira.
Nos dois jogos seguintes, nas derrotas contra Sabiá FC (2×0) e Timon (2×1), Niltinho não foi relacionado pelo técnico Celinho, primeiro porque tinha que cumprir a automática e depois por opção do próprio treinador.
Na primeira partida das finais do campeonato, dia 19 de novembro, Niltinho jogou e foi punido com cartão amarelo pelo árbitro Cléidison Luis Sousa Santos. Sendo esse o terceiro cartão da Série, portando impedia o jogador de atuar na finalíssima, sábado passado na cidade de Viana, uma vez que o atleta teria que cumprir um jogo de suspensão. Todas as penalidades podem ser obtidas facilmente no site da própria Federação Maranhense de Futebol que divulgou cópias das súmulas de todos os jogos do Estadual da Série B 2011.
Veja o que diz o artigo 59, item três, do Regulamento Geral de Competições da CBF sobre o caso.
3. Quando, na mesma partida, um atleta recebe um primeiro cartão amarelo e posteriormente recebe um segundo cartão amarelo, do que resulta a exibição do cartão vermelho, os cartões amarelos que precederam ao vermelho não serão considerados para o cômputo dos três cartões amarelos que resultam em o impedimento automático.



MARCELO FILHO SE APOSENTA
COMO ÁRBITRO DE FUTEBOL
  Depois de 15 anos como jogador profissional e 20 na arbitragem brasileira, Marcelo Filho pisou no gramado do estádio Nhozinho Santos, na noite de quinta-feira passada, pela última vez como árbitro de futebol. Ele “pendurou” o apito na partida em que o Sampaio Corrêa goleou mais uma vez com facilidade, o São José de Ribamar, por 6 a 2 e se classificou para decidir o 2º turno da Copa União, com o Maranhão Atlético, que na outra semifinal despachou o Santa Quitéria.
 Ele, no entanto, foi escalado por sorteio, para apitar Sampaio x São José, segunda-feira passada. Antes e depois do jogo, Marcelo Filho recebeu muitas homenagens e foi bastante cumprimentado. Toda a sua família esteve presente inclusive, uniformizada e com faixas, numa delas dizia: “Marcelo Filho o nosso herói”. Como de praxe, ele entrou em campo juntamente com os seus assistentes e também na companhia do seu filho e do neto, de apenas 3 anos.
 Marcelo Filho se destacou na arbitragem maranhense, quebrou recordes, mas foi considerado polêmico, durão e por isso, era  apreciado por uns e criticado por outros. Ele teve que se aposentar em função da idade. Nascido em Pinheiro, Marcelo completou 50 anos, dia 2 de outubro, que é a data limite para integrar o quadro da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf-MA).
 Há cinco anos, assim que completou 45 anos, Marcelo Filho foi cortado do quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), depois de ter sido até árbitro aspirante à Fifa. Porém, ele continuou dirigindo jogos do futebol do Maranhão, que tem como limite 50 anos para seus árbitros. Ao longo dos 20 anos como árbitro, Marcelo Filho foi eleito muitas vezes como o melhor juiz da temporada em votação dos cronistas esportivos. Teve sua carreira marcada por muitos episódios, por ser um árbitro do tipo “pavio curto”, que não guarda almoço para o jantar.
 Muitas vezes foi acusado de exagerar na aplicação do cartão vermelho, sem falar que é um dos recordistas de cartão amarelo. Marcelo Filho não se desligará totalmente da arbitragem. Ele continuará sendo o presidente do Sindicato dos Árbitros Maranhense, cargo para o qual foi eleito pelos companheiros.
Robinho, Juscelino Sousa, João Fonseca, filho, neto, Marcelo Filho, Júnior Petrolina e Damázio Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário